sábado, junho 02, 2007



Recifes de coral


Corais moles e um bacalhau azul da Nova Zelândia aparecem nas águas baixas da reserva do estreito Long, onde as águas saturadas de tanino, são águas fluviais provenientes das folhas caídas nas encostas do Parque Nacional da Terra Fiordes escorrem até à reserva de Gaer Arm, impedem a penetração de luz solar. Se perturbados, os corais emitem luz e retraem-se, recolhendo ao interior do seu pé bolboso.
Uma floresta de coral negro, que pode viver 300 anos, cresce na reserva de Wet Jacket Arm. As reservas da Nova Zelândia permitem-nos avaliar as mudanças do oceano, diz Bill Ballantine, paladino defensor das reservas."Com elas, podemos aprender sobre as coisas naturais em vez de nos limitarmos a imaginá-las.


Fonte: Nacional Geographic




O Falso Dinossauro


Ao caminhar sobre duas patas, o Effigia okeeffeae assemelhava-se aos dinossauros que viveriam 80 milhoes de anos mais tarde. Na realidade, este réptil do final do Triásico não era um dinossauro, mas um parente dos antepassados dos modernos crocodilos. O Effigia foi desenterrado na década de 1940, no Novo México. Como é possível que este animal, que media pelo menos 2,5m de comprimento, se assemelhe tanto aos dinossauros alados? Sterling Nesbitt, do Museu de História Natural Americano, descobriu o fóssil no depósito do museu e afirma que é este um exemplo de convergência evolucionária: répteis de diferentes linhagens assemelham-se paradoxalmente uns aos outros, pois evoluíram em ambientes semelhantes.


Fonte: Nacional geographic-Abril 2007