sexta-feira, outubro 06, 2006


Interferência RNA (RNAi)

A história da descoberta remonta a 1990, mas a revolução real aconteceu em 1998, quando Andrew Fire, na Carnegie Institution da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore (EUA), descobriu que o RNA -um primo próximo do DNA, molécula-código da herança das características genéticas- podia desligar genes.Fire apelidou o efeito de "interferência de RNA" (RNAi) e a explicou com a idéia de que genes podem ser silenciados selectivamente. Significa que genes defeituosos que fazem tumores crescerem, ou genes usados por um vírus para se reproduzir, poderiam assim ser desligados.
O salto ocorreu numa série de experimentos este ano, que envolveu o teste da idéia em células humanas. Fire apenas havia mostrado que a coisa funcionava em um pequeno verme nematóide.
Dois grupos independentes de pesquisadores demonstraram que células humanas num tubo de ensaio podem ser modificadas para resistir à infecção com o HIV. Um terceiro descobriu que o método funciona contra o vírus da pólio, de um modo que eles acham que será eficiente contra outros vírus humanos.